sábado, 6 de junho de 2009

Nick Naylor: O mestre da argumentação

Obrigado Por fumar, escrito por Christopher Buckley (Romancista e Escritor), é um livro d atraente, engraçado, cínico, e muito imaginativo, com uma acentuada escrita e um adequado senso político.

Conta à história de Nick Naylor, vice-presidente de comunicação e lobista da Academia de Pesquisa sobre o Tabaco. A sua função é a elaboração de estratégias para o incentivo ao fumo e para se defender dos oponentes. Ele realizava seu trabalho de forma extraordinária, afinal tinha bons motivos: dinheiro (Pagar sua hipoteca) e paixão pelo desafio.

Christopher Buckley tem ótimas idéias e um bom ouvido para o diálogo. Ele se utiliza da sátira e de uma narrativa bastante ágil, criando personagens absurdos, assemelhando-os com políticos e empresários.

Este livro mostra o quanto é importante saber argumentar, pois a comunicação estável entre a organização e os públicos possibilita a empresa criar um vínculo com seus clientes, obtendo credibilidade e relação de longo prazo com seus stakeholders. Dessa maneira mesmo quando a empresa sofrer um revés em sua imagem, aqueles atores sociais que já estão vinculados à mesma, permanecerão fiéis aguardando uma resposta plausível para o ocorrido e o solucionamento da crise.

Alem deste fato, para a organização obter a credibilidade e a boa vontade dos públicos, ela tem que possuir uma integração de todas as áreas dentro da comunicação organizacional, deixando-a unificada, ou seja, com um discurso único e uniforme.

Obrigado por fumar é uma leitura cativante, apesar do grande numero de páginas. Recomendo para todas as pessoas e especialmente para aquelas que gostem de sátira política e tenham bom humor.




Por: Viviane Caroline Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário