quarta-feira, 3 de junho de 2009

Entrevista com a Profissional Paula Barros

Entrevistamos a profissional Paula Barros, formada em Relações Públicas em 2003 Pela Faculdade Cápes Líbero, pós graduada em Marketing na Faap e mestranda em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente tem sua própria agência, a Tribo Brasilis Comunicação. Agencia responsável por prestar serviços de comunicação integrada. www.tribobrasilis.com.br.



Cite e comente os prós da profissão de trabalhar com comunicação organizacional.
O dinamismo é na minha opinião o mais viciante. Cada trabalho envolve um esforço e uma energia particular. A todo momento temos um projeto para realizar que envolve muitos desafios na busca pelo grande case. E, o grande case, é aquele que garante o sucesso da ação e a satisfação do cliente.


O que considera fundamental para o aluno desenvolver ao longo de sua vida acadêmica que agregará valores em sua carreira?
Quanto mais estudamos descobrimos que menos sabemos. O saber é infinito e devemos buscá-lo constantemente, portanto, considero fundamental a atualização profissional por meio de participação seminários, congressos e cursos de especialização. Na graduação é importante que o aluno aproveite ao máximo todas as disciplinas e se dedique aos trabalhos propostos pela universidade, eles são grandes pontes para o conhecimento e para a concretização dos primeiros trabalhos profissionais.



O que considera fundamental para o planejamento estratégico?
O bom planejamento depende da organização e comprometimento do profissional e da empresa ou cliente que será contemplado com ele. Isso quer dizer que todas as etapas listadas devem ser cumpridas. Conhecimento do macro e micro ambiente do cliente também é fundamental pois, é por meio dele, que será possível dar o toque de criatividade e inovação para o plano de ação.




Como aplica esses conceitos na sua empresa? E qual o diferencial da sua empresa?
O planejamento é a base do trabalho de comunicação organizacional, sem ele, as ações são meras réplicas do que o mercado já faz, por isso todas os projetos da agência passam por ele. Muitas vezes o cliente imagina uma ação e vem com ela já pensada só para a agência implantar mas, por meio do planejamento identificamos outras soluções e ações mais eficazes para alcançar o objetivo comunicacional do cliente. O grande diferencial da Tribo Brasilis é prestar um atendimento altamente personalizado e dirigido para os negócios do cliente.


Quais os maiores desafios de sua profissão?
Acompanhar as constantes mudanças que a área de comunicação vem passando desde o surgimento da internet. São muitas as possibilidades de mediação que surgem com a rede e nós, profissionais de comunicação, temos que ficar atentos e saber identificar quais são realmente uma mega tendência.


O que diria aos estudantes de Relações Publicas?

Não caiam na mesmice de lamentar a falta de conhecimento da profissão, isso é uma grande perda de tempo. Se preocupem em estudar e se qualificar. O mercado está muito aquecido, no entanto, só há espaço para profissionais bons e competentes.


Por: Camila Morata

Um comentário:

  1. legal a entrevista e a visao de uma profissional tao jovem. e o conceito da empresa muito interessante e o site visualmente lindo e totalmente integrado na tribo.

    abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir