domingo, 31 de maio de 2009

Mesa-redonda na Universidade Metodista

Na ultima sexta-feira dia 29-05-2009, ocorreu o Seminário de Comunicação Corporativa no salão nobre da Universidade Metodista de São Paulo, os convidados da mesa eram o Ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge e o presidente da Basf para a América Latina, Rolf-Dieter Acker.

O encontro discutiu a comunicação corporativa e as mudanças que vêm transformando o setor nos últimos anos.


Antes de assumir o cargo de Ministro do Desenvolvimento, Miguel formado em Jornalismo já possuía um vasto conhecimento como diretor de Comunicação Social da Auto Latina e vice-presidente de Assuntos Corporativos do Santander.


O Ministro declarou que nos últimos anos o processo de comunicação corporativa está cada vez mais estratégico, e que não se pode pensar em formar uma marca, projetar uma imagem e fortalecer uma reputação sem um profissional de comunicação. E que não se separa imagem e reputação, pois são dois conceitos que estão absolutamente ligados e somente se constrói uma boa reputação através de uma boa imagem.

E que as empresas possuem diversas responsabilidades, como pagar salários, benefícios e respeitar os trabalhadores, mas existe outra chamada responsabilidade social que esta ligada a uma questão muito mais transparente e ética, que também esta ligada as decisões ambientais e sociais da empresa e seus resultados, é o compromisso e o comprometimento permanente da empresa em adotar um comportamento ético para o desenvolvimento global da sociedade.

Para Jorge a comunicação começa na portaria, e da portaria vai para a presidência. E que cada vez mais a comunicação e a gestão tem que caminhar juntas, que são faces da mesma moeda. Criando a comunicação passo a passo, criando uma cultura. E muitas organizações têm grandes prejuízos por acreditar na comunicação como algo lateral.

O ministro terminou seu discurso dando uma dica a todos os estudantes, que para se destacar no mercado de trabalho é necessário muita informações, estudo e estar antenado com o mundo.

Escute um trecho do seminário que separamos para você leitor:




Por: Mariana Zanon

2 comentários:

  1. Mesa-redonda alto nivel! eheh
    muito bom.

    Max Delazeri

    ResponderExcluir
  2. "O ministro terminou seu discurso dando uma dica a todos os estudantes, que para se destacar no mercado de trabalho é necessário muita informações". Relamente, meu professor sempre diz: "voces precisam dormir, se alimentar de informação, porque se entram 3 vezes no google, alguem entra 4".

    Pena que o audio ficou ruim, mas com esforço é possivel ouvir.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir