segunda-feira, 11 de maio de 2009

CULTURA ORGANIZACIONAL

Tudo que fazemos, todos os nossos hábitos e costumes são reflexos de uma cultura, criada por antecedentes e seguida em nosso dia a dia.

Nas organizações, ocorre da mesma maneira. As empresas tem hábitos e costumes, porém estes são estabelecidos através de normas, valores e experiências obtidas por outros membros.
Sua cultura deve ser transparente, não deve ser manipulada,e nem conter argumentos persuasivos, todos os colaboradores devem ter conhecimento, e praticar a cultura de sua organização.

Aparentemente, trata-se de um tema simples e obvio, porém a cultura organizacional é muito mais complexa, e deve ser muito bem estabelecida nas organizações.

Todas as ações, os comportamentos, acordos, negócios, são refletidos na cultura da organização. Ela representa a percepção dos funcionários, gerentes e diretores.

A cultura Organizacional nada mais é do que normas não registradas no manual da organização, mais que ajudam no comportamento dos funcionários e na postura que “o todo” da organização deve ter.

O item mais importante do tema abordado, e que não pode ser esquecido, é que a cultura organizacional deve ser sempre reavaliada e se necessário reestruturada.

A sociedade está em constante transformação e da mesma maneira a cultura da organização tem que acompanhar as transformações da sociedade sem que se perca sua essência.

Separamos um vídeo, que de forma animada ilustra a questão da cultura organizacional

Por: Nicole Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário