domingo, 24 de maio de 2009

PIONEIRISMO NA COMUNICAÇÃO


O grupo químico internacional com sede na França, que está a 90 anos no Brasil, criou novos slogan e logomarca mundial. A marca nova é resultado de um trabalho de branding que vem sendo desenvolvido há dois anos.

Uma das líderes mundiais, como produtos da empresa em pasta de dentes, xampu, roupas, eletroeletrônicos etc. Utiliza a comunicação para trabalhar em prol de sua imagem, por ter alguns segmentos que não são atrativos, desperta a antipatia do público. Mas essa postura vem mudando graças à transparência da empresa.

A Rhodia não tem medo de declarar que é uma indústria química. Eles possuem em sua governança corporativa um programa de responsabilidade socioambiental, que esta enraizada nos conceitos da empresa. Essa abordagem gerou um compromisso com os stakeholders, criando laços de credibilidade.
Foi pioneira no Brasil na elaboração de um programa comunicação com os diversos públicos estratégicos e se transformou em referencia na comunicação empresarial brasileira e serve de base até hoje. Sob direção de Walter Nori (Jornalista e Relações Públicas), o chamado Plano de Comunicação Social, foi implantado em 1985.

Na época, a Rhodia entendeu primeiro, o que muitas empresas não entendem até os dias de hoje, a importância de dialogar com comunidade, imprensa, governo, funcionários, clientes, acionistas. Essa visão ocorreu em plena década de 80 e valorizou a comunicação aberta entre todos os públicos.

A politíca Rhodia de comunicação social, valorizava o profissional multimídia, o que reforçou muito o conceito de comunicação integrada e multidisciplinar. Jornalista, Relações Públicas, Publicitário e Marketing trabalhando juntos, auxiliando uns aos outros em temas transversais.

Essa experiência está registrada no livro "Portas abertas – Experiência da Rhodia: novos caminhos da comunicação social na empresa moderna", de Célia Valente e Walter Nori.


Por: Mariana Zanon

Um comentário:

  1. Muito legal o Plano, tem tudo explicado, parece o que desenvolvemos hoje na Faculdade e já era trabalhando assim em 1985. Demais o 'Bom relacionamento com a imprensa (coletania de regras universalmente aceitas). Primeiro tópico: RECEBA A IMPRESA AMISTOSAMENTE, MESMO QUE AS PERGUNTAS NÃO SEJAM AGRADAVEIS. hehehe. Muito bom isso.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappucicno

    ResponderExcluir