sábado, 9 de maio de 2009

INTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

O modelo da comunicação institucional é formado pelos instrumentos que tendem formatar uma comunicação da organização em si, como sujeito institucional, perante seus públicos, a opinião pública e a sociedade em geral.
Os instrumentos que integram a comunicação institucional são:
Relações Públicas: administra estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando não de forma independente, mas em prefeita sincronia com todas as modalidades comunicacionais.
Jornalismo empresarial: é o pioneiro da comunicação organizacional, forma, com Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, o tipo clássico que organiza os fluxos de irradiação das informações sobre as organizações.
Assessoria de imprensa: é uma das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade, via mídia de imprensa, eletrônica e internet.
Editoração multimídia: são todos os produtos comunicacionais, impressos, eletrônicos e digitais.
Imagem corporativa: imagem é o que passa na mente dos públicos, no seu imaginário, identidade é o que a organização é, faz e diz.
Identidade corporativa: reflete e projeta a real personalidade da organização. É o auto - retrato dela.
Propaganda institucional: visa divulgar as realizações das organizações, transmitir sua personalidade e fixar conceitos construtivos do seu fazer e ser.
Marketing social: é adoção de uma idéia ou causa de saúde publica. E tem como alvo a sociedade em vez do mercado.
Marketing cultural: está relacionado com a produção e o patrocínio da cultura, valorizando os bens de uma sociedade que se materializam na produção de obras de literatura, artes, ciências e etc
Por: Viviane Lago

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