quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fluxos Comunicativos


Eles são responsáveis por conduzir a comunicação dentro da organização, nas mais variadas direções. Os Fluxos podem ser descendentes ou verticais, ascendentes e horizontais ou laterais, transversal e circular e são de suma importância para a comunicação organizacional.

No fluxo descendente, temos a comunicação de cima para baixo, ou seja dos diretores para os funcionários, que pode ser caracterizada como comunicação administrativa (quando é transmitido as normas e diretrizes por exemplo).

Já na comunicação ascendente, ocorre o contrário, os funcionários por meio de caixa de sugestões, reuniões com representantes dos trabalhadores, pesquisa de opinião, entre outros enviam a cúpula suas informações. Esse processo pode ser mais difícil de acontecer devido à filosofia de cada organização.

Horizontal ou lateral é quando a comunicação ocorre no mesmo nível, entre dois funcionários do mesmo departamento, essa relação bem realizada cria melhores condições de trabalho e pode otimizar o desempenho da organização.

O fluxo transversal, acontece em todas as direções, ultrapassa as diversas áreas setoriais rompendo fronteiras, por isso é considerada tendência de organizações mais flexíveis.

Por ultimo e não menos importante temos o fluxo circular, que segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “Abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”

Por: Mariana Zanon

Um comentário:

  1. Sabe que as vezes até mesmo na sala de aula, consigo ter essa percepção de fluxos comunicativos, fofocas entre alunos, relações entre aluno e professores, é um tema super legal de ser discutido! Parabéns pelo post!

    Thamy F. P. Cavassani

    ResponderExcluir