terça-feira, 12 de maio de 2009

Case Vale


Como foi citado em postagens anteriores, todo ano ocorre o Premio Aberje, que consiste na premiação dos melhores trabalhos de comunicação organizacional.
Em 2008, a Aberje recebeu mais de 400 cases divididos em 18 categorias e cinco regiões do nosso país.

As empresas do ano regionais foram:
1- Região Minas Gerais e Centro-oeste: Fiat Automóveis.
2- Região Sul: Volvo do Brasil.
3- Região Norte e Nordeste: Alcoa.
4- Região Espírito Santo e Rio de Janeiro: Unimed-Rio.
5- Região São Paulo: Votorantim.

A empresa do ano nacional foi a Vale, por realizar a gestão de uma nova marca.
A Vale foi criada pelo Governo Federal em 1942, com o tempo ela se concretizou como a maior exportadora de minério de ferro do mundo, sendo considerada até hoje. Após 55 anos, em 1997, o Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, a privatizou e com isso alcançou o mundo inteiro.

Por consequencia dessas significativas transformações a empresa precisava mudar a sua marca. Tanto para manter e identidade nacional quanto para representar a sua atuação global.

A nova marca é constituída por um V das cores verde e amarelo (Identidade Brasileira forte) e por um formato da letra representando a busca por minérios (Principal atividade da organização).

Este case foi premiado pelas estratégias utilizadas pela empresa para a nova gestão da marca. Através da realização de uma pesquisa global de imagem, com os públicos que afetam a Vale, e a primeira campanha externa mundial.

O trabalho cumpriu 96% do plano de adesão da marca. Em 2009 pretende juntar a estrutura coorporativa para atuação mundial, tendo em vista as características especificas de cada país, criando uma cultura de gestão de marca na organização. Alem disso a Vale quer a maior capacitação do profissional de comunicação como um estrategista, se aderindo ao novo momento.

Por: Larissa Felinto

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