domingo, 17 de maio de 2009

Ferramentas colaborativas, uma arma para as organizações



Inúmeras pessoas fazem parte das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizando ferramentas, como Blogs, Twitter, Orkut, MSN, E-mail, YouTube, Second Life, Facebook, MySpace.

Essas ferramentas tem um grande poder sobre as organizações, pois as pessoas que utilizam elas podem escrever ou fazerem vídeos do que quiserem, criando oportunidades ou ameaças, benificiando ou comprometendo as empresas.

Em uma organização é possivel a utilização de um blog para: manter informados os funcionários sobre as visões e missões da empresa, avisar os clientes sobre lançamentos, informações dos produtos e esclarecendo dúvidas para a mídia.

Com a chegada desses novos recursos obtém-se uma nova forma de comunicação, abrindo espaço para que qualquer pessoa publique suas ideias, pensamentos e opiniões na Web. Ao mesmo tempo existindo um espaço para que as pessoas respondam aos comentários postados gerando um debate.

Cabe a organização ficar atento a essas novas ferramentas pois, pode ser um canal de difamação, consolidação, destruição ou fortalecimento da imagem organizacional, possibilitando a obtenção de colher dados valiosos sobre hábitos, costumes, frustrações, contentações e preferências dos seus clientes a partir de informações dadas (postadas) nesses recursos. Melhorando seus produtos, a imagem da instituição e o vínculo com seus públicos.

Por: Vanessa Mirarchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário