domingo, 3 de maio de 2009

Case STARBUCKS

Um exemplo de empreendedorismo. Criado a partir de uma brilhante ideia, começou pequeno, mas se transformou rapidamente em uma rede mundialmente reconhecida. Com estratégias de marketing diferentes, não utilizam a propaganda clássica.

Ela mudou o jeito americano de consumir o café e transformou esse hábito em obsessão. Sua história é uma das mais notáveis das ultimas décadas no mundo dos negócios.

Howard Schultz, presidente e atual proprietário da rede STARBUCKS de café atribui à valorização do contato humano, com funcionários e clientes o segredo do sucesso.

A princípio, a empresa só comercializava grãos de café e produtos relacionados a ele, provenientes de todo mundo. Com o enorme sucesso dos cafés italianos, a STARBUCKS decidiu implanta-lo, e em 1985 fundaram a Il Giornale que vendia café expresso e outras bebidas feitas com os grãos da STARBUCKS. Em 1987 ocorreu a junção das empresas e o grupo passou a se chamar Starbucks Corporation.
A partir daí começou um processo de expansão inacreditável. Em 1995 era aberta uma nova loja diariamente. Já em 2000 a STARBUCKS quebrou barreiras e era possível tomar café da Starbucks em diferentes partes do mundo e culturas com: Havaí, Líbano, Japão, Cingapura, Filipinas, Taiwan, Tailândia, Malásia, Kuwait, Coréia, Líbano, Dubai, Hong Kong e Changhai.

Buscando superara as expectativas dos clientes a Starbucks sempre inovou com parcerias, para diversificar seus serviços. Mesmo sendo uma empresa mundial, todas as lojas são iguais à primeira em Seattle.

A empresa investe muito no treinamento dos funcionários, que são chamados de parceiros, Schuktz acredita que eles são dos embaixadores da marca, por isso compartilha o sucesso. Com a preocupação com o ambiente de trabalho a empresa esta entre as 100 melhores empresas para se trabalhar desde 98.

Procurando criar um clima positivo e de expectativa na comunidade, antes de abrir uma loja a Starbucks contrata uma empresa local de relações públicas para fazer a melhor adaptação entre empresa\comunidade. Se restringindo somente aos pontos de vendas para a propaganda a rede faturou US$ 2,2 bilhões em 2000 e é considerada uma das 25 maiores marcas globais. Obteve também bons resultados com o conflito de ativistas antiglobalização, que eram contra a expansão no mercado chinês.

Por: Mariana Zanon

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