segunda-feira, 4 de maio de 2009

Comunicação Organizacional Integrada

A comunicação integrada pode ser entendida como um mix da comunicação nas organizações.

Comunicação Institucional, objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança dos públicos. Dando ênfase a missão, visão, valores e objetivos de uma organização, colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Sua principal área de trabalho é de Relações Públicas.

Comunicação Administrativa é direcionada para os funcionários, ela não motiva, convence. Tem como caráter prioritário informativo, de comando.
Acontece por meio de processo comunicativo e envolve os fluxos, descendentes, ascendentes, horizontais, circulares, transversais e das redes formal e informal.
Sendo a comunicação formal, a oficial, aquilo que é dito oficialmente pela empresa e a comunicação informal, não oficial, aquilo que não partiu da organização, exemplo, comunidade do orkut e alguns blogs que a empresa não criou.
Os instrumentos para que haja a comunicação administrativa são, escritos, orais, audiovisuais, eletrônicos, digitais, quadros de avisos e murais.

Comunicação Interna é a comunicação entre a organização e seus funcionários, com os objetivos bem definidos, tais como, informar, convencer, motivar e integrar.
O Endomarketing é o diferencial da comunicação interna, pois ele, trás ações de marketing direcionadas aos funcionários com o objetivo de melhorar o atendimento dos funcionários para com os clientes.
Os instrumentos utilizados para que haja a comunicação podem ser convencionais, tais como, quadro de avisos, manuais, boletins, jornais, revistas ou podem ser modernas, tais como, comunicação face a face, rádio empresa correios eletrônico e intranet.

Comunicação Mercadológica compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. A mensagem é persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural.
Os principais instrumentos na comunicação mercadológica a publicidade e propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, merchandising, feiras, marketing direto e o marketing (área principal) que tem como uma das funções, estabelecer estratégias adequadas para implementar as vendas do produto da empresa no mercado.






Por: Larissa Felinto

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