sábado, 2 de maio de 2009

Feedback na empresa

O que é um feedback?

Feedback é um processo de enviar informações a uma pessoa ou a um grupo com o intuito de que o emissor da mensagem atingisse seus objetivos.
Para que se acerte na comunicação do feedback, as barreiras devem ser rompidas e estabelecidas em uma relação de confiança e credibilidade para que seus
públicos se sintam seguros perante a organização.

Em uma organização não existe comunicaçaõ sem feedback, e caso não ocorra, a empresa não conseguirá atingir suas metas, tendo um grande obstáculo a ser superado. Todo o processo da comunicação está no envio e recebimento da informação, ou seja, o receptor tem que escutar a mensagem, absorvê-la e dar uma resposta ao emissor, só assim o processo estará completo.

Na empresa, o hábito de se fazer o feedback pode ser promovido por canais oficiais de comunicação chamado descendente, que seria da organização aos funcionários, por exemplo: eventos, jornal mural, ouvidoria interna, blogs corporativos, intranet, etc. Há também os canais informais: o ascendente e o horizontal, que são respectivamente, do funcionário para a organização e de um funcionário para outro.

A melhor arma para se obter feedback é obter um diálogo sincero e aberto, pois assim os públicos acreditarão na organização e com isso se sentirão a vontade para darem uma sugestão ou crítica. Tendo uma adaptação mútua de longo prazo para o benefício de ambos os lados: Organização e seus diversos públicos.

Por: Vanessa Mirarchi

Um comentário:

  1. È.. relaçoes publicas está totalmente ligada e tende a preocupaçao com essa resposta, o feedback! Beijos

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