
Ontem, dia 30/04, estivemos presentes no evento organizado pela ABERJE, chamado Diálogos ABERJE Universidade, para o lançamento do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?", de Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula.
As autoras estiveram presentes no evento para explicar a síntese e os pontos principais abordados no livro. Fizeram comentários sobre o conteúdo de cada capítulo e deram exemplos pessoais da vida profissional de cada uma e opiniões sobre a mudança no processo comunicativo das organizações com seus públicos desde a inclusão das mídias digitais na sociedade moderna. Comentaram também sobre a utilização do livro, tanto no meio acadêmico, para alunos de graduação e pós-graduação, quanto em cursos para empresas.
Durante a palestra, Ivone e Maria Aparecida explicaram o porquê da substituíção no livro do termo "público" para "ator social" e "interlocutor". Segundo elas, o primeiro termo é característico do modelo unilateral, e já o segundo e terceiro termo são mais amplos, uma vez que os públicos tratados como atores sociais e interlocutores se relacionam e se comunicacam com a organização, ora como emissores da informação, ora como receptores. Também defenderam a idéia de que a comunicação organizacional deve ser tratada como globalidade no projeto de uma organização, e não só como mais uma ferramenta, veículo de transmissão de informação.
E por fim, explicaram a imagem inserida no livro, que retrata o Modelo de Inter
ação Comunicacional Dialógica, que foi criado por Ivone com o intuito de redimensionar o modelo meramente transmissional e possa considerar a diversidade do contexto contemporâneo. De acordo com ela, a parte pontilhada de cada interlocutor é onde acontece a negociação entre eles e a organização, pois cada um possui seus interesses próprios. E que essa linha é propositalmente pontilhada, pois cada interlocutor dependendo de sua força na organização pode avançar mais que o outro.
Ao final da palestra, todos foram presenteados com um exemplar do livro autografado pelas autoras.
Por: Suéllen Meschiari
As autoras estiveram presentes no evento para explicar a síntese e os pontos principais abordados no livro. Fizeram comentários sobre o conteúdo de cada capítulo e deram exemplos pessoais da vida profissional de cada uma e opiniões sobre a mudança no processo comunicativo das organizações com seus públicos desde a inclusão das mídias digitais na sociedade moderna. Comentaram também sobre a utilização do livro, tanto no meio acadêmico, para alunos de graduação e pós-graduação, quanto em cursos para empresas.
Durante a palestra, Ivone e Maria Aparecida explicaram o porquê da substituíção no livro do termo "público" para "ator social" e "interlocutor". Segundo elas, o primeiro termo é característico do modelo unilateral, e já o segundo e terceiro termo são mais amplos, uma vez que os públicos tratados como atores sociais e interlocutores se relacionam e se comunicacam com a organização, ora como emissores da informação, ora como receptores. Também defenderam a idéia de que a comunicação organizacional deve ser tratada como globalidade no projeto de uma organização, e não só como mais uma ferramenta, veículo de transmissão de informação.
E por fim, explicaram a imagem inserida no livro, que retrata o Modelo de Inter

Ao final da palestra, todos foram presenteados com um exemplar do livro autografado pelas autoras.
Por: Suéllen Meschiari
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