quarta-feira, 27 de maio de 2009

GLOBALIZAÇÃO, FLUXO INTENSO DE INFORMAÇÃO

Criado a partir da necessidade de uma abertura de mercados externos, e aprofundado no século XX com a integração social, cultural, econômica e política. Para alguns historiadores a globalização teve início com o Marco Pólo, porém o seu maior desenvolvimento foi junto com o avanço tecnológico.
Atualmente é onde vivemos, um mundo cheio de tecnologia e saturado de globalização.

Vamos fazer uma relação da globalização e as organizações em geral, analisando o lado positivo. A globalização nos possibilita o uso do tempo real, permitindo que em todos os lugares exista a convergência das informações. Proporciona-nos o conhecimento instantâneo do acontecer do outro e a unificação do tempo.

Por outro lado, se considerar – mos os mesmos fatores mencionados anteriormente, podemos perceber que todos os aspectos positivos também apresentam seus aspectos negativos, levando em consideração a vida das organizações.

O uso do tempo real traz a necessidade de se ter na organização uma comunicação mais ágil.
Um exemplo recente e simples é o caso da fusão entre as empresas de alimentos frigoríficos, Perdigão e Sadia.
Em nosso cenário atual, complexo, incerto e turbulento, na medida em que uma informação é divulgada, ou até mesmo no caso da fusão dessas empresas, em que apenas havia sido assinada, a informação em menos de alguns minutos já é disseminada na mídia, e presente no conhecimento dos públicos.
Se essas empresas não tivessem um bom plano de comunicação, esse fluxo de informação teria prejudicado e muito essa mudança aparentemente positiva.

Outro fator muito importante é em relação à comunicação institucional.
Sua missão, valores, diretrizes, regras, devem ser passadas a todos os funcionários sem discriminação de hierarquia. Em períodos de crise, todos os colaboradores saberão como agir, e nenhuma informação indevida será divulgada à mídia.

Não há como mensurar os benefícios que a globalização e tecnologia, trouxeram para o mundo, porém em relação às organizações, se essa dimensão de globalização não estiver clara, as organizações serão sugadas pelas aldeias globais.

Fontes: “Por uma outra globalização” – Milton Santos, Editora Record, 2008.
''Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas –cap.5'' Maria Aparecida Ferrari
http://infosol.files.wordpress.com/2009/01/globalizacao.jpg

Por: Nicole Martins

Um comentário:

  1. Belo texto! Explicativo,porém dinâmico. Foi bem ao ponto chave da questão que e a Globalização e seus fluxos de informação! Excelente!

    ResponderExcluir