terça-feira, 19 de maio de 2009

Recrutamento, Seleção e Capacitação

As organizações que se preocupam com sua imagem e estabilidade no mercado, têm que se preocupar primeiramente com o item principal de sua existência, seus colaboradores.

O processo de admissão é praticamente o mesmo em quase todas as organizações, e o subsistema comunicação integrada trabalha junto com o departamento de Recursos Humanos.

Primeiro é feita seleção dos funcionários, e isso fica à cargo do departamento de Recursos Humanos. Eles são pré – selecionados de acordo com o perfil, qualificação e outros requisitos que a organização ou o cargo exigem.
Recrutamento e Seleção consistem em analisar, conhecer e perceber as pessoas que mais se enquadram ao perfil às necessidades da empresa.

Porém o que nem todas as organizações se preocupam é com a capacitação de seus colaboradores, e é nessa situação em que podemos ver a atuação da comunicação integrada.
Por ser um processo demorado e que se têm muitos gastos, as organizações preferem não investir na capacitação, entretanto tem que –se levar em consideração de que funcionários bem treinados, bem capacitados trazem menos prejuízo à organização.

Algumas empresas acreditam que a capacitação só traz desperdício e perca de tempo, mas pelo contrário, o bom treinamento dos funcionários evita a rotatividade e em muitos casos traz a satisfação dos clientes.
As organizações, antes de mais nada, devem ver seus colaboradores como peça principal para o seu crescimento, devem patrocinar e investir no desenvolvimento social e intelectual de seus funcionários para que se torne uma conseqüência o sucesso organizacional.



Por: Nicole Martins

Um comentário:

  1. No estágio que estou agora é totalmente o contrario, são tantos cursos, workshops, palestras visando a capacitação do colobarodaros que até há reclamações. Depende o perfil de cada empresa, mas as grandes empresas acredito que já aprenderam a lidar com essa situação e sabem que produtividade é resultado das habilidades e competências dos funcionários, por isso investem.

    Por isso também há planos de saúde e agora há creche em empresas, para que o colaborador não falte ao emprego porque o filho está doente em casa ou porque ele próprio ficou doente. As empresas sabem o quanto perdem com a falta de um funcionário, então é melhor cuidar bem de cada um.


    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir