quinta-feira, 7 de maio de 2009

Entrevista com a Profissional Elaine Machado

Entrevistamos Elaine Machado, 30 anos, formada em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Trabalha atualmente na empresa Alphaville Urbanismo, empreendedora que implanta loteamentos pelo país, atuando como responsável pela comunicação empresarial e do CRM – gestão de relacionamento com o cliente.

- Quais são as ações tomadas pela empresa para que todos os seus colaboradores estejam cientes de sua filosofia e de suas práticas?

Procuramos manter a filosofia e padrão Alphaville em todos os loteamentos. Seguimos um estatuto que é padrão para todos, com alguns artigos a serem deliberados e modificados pela diretoria que assume a Associação. Existe um padrão, desde o atendimento até nas construções e modelos das residências. E como tratamos com um público exigente que vem em busca do nome Alphaville, temos que ter todo um tratamento diferenciado com os proprietários.

- Quais são os meios de comunicação interna desenvolvidos a fim de mobilizar e motivar seus colaboradores ao comprometimento com a empresa?

Bom, entre os colaboradores não há muito segredo, pois a equipe é bem pequena, apenas 10 funcionários, contratados pela Associação. Os prestadores de serviço na parte de limpeza e manutenção e segurança são terceirizados. Como nós, da Associação temos todos cargos gerenciais e não temos "um chefe apenas", ficamos muito a vontade na empresa e temos uma liberdade com responsabilidade. Cada um sabe do seu serviço, sem precisar de ninguém para fiscalizar. Por termos essa confiança de nossos diretores, todos são conscientes do trabalho que tem que ser exercido e vestimos a camisa da empresa com pró-atividade, sem esperar "ordens".

- A empresa possui alguma estratégia de comunicação diferenciada para integrar seus públicos a empresa?

A Alphaville Urbanismo têm suas estratégias muito ligada a vendas. E usa também algumas ferramentas no inicio do funcionamento dos empreendimentos para os proprietários saberem aproveitar mais as instalações, principalmente na área de lazer, que são os clubes montados em cada loteamento.
Além do site da Alphaville Urbanismo, eles têm publicações que são distribuídas a todos os proprietários de Alphaville´s no país e também de tempos em tempos visitam os loteamentos para acompanharem como anda a integração dos proprietários com os loteamentos.
Por exemplo: a Alphaville Urbanismo fechou um evento conosco, para o Dia das Mães, chamado TEST LIFE. Este evento tem por objetivo proporcionar a proprietários e prospects a experiência de viver em AlphaVille, desfrutando de seus atributos físicos e de toda a estrutura que estará disponível no dia do evento, a fim de desenvolver ações de relacionamento com proprietários e moradores e, além disso, criar pontos de contato entre o empreendimento e pessoas que tenham interesse em adquirir um terreno.
Cada loteamento também costuma usar ferramentas para “conquistar" os proprietários, ferramentas de eventos e atividades ligadas a lazer e entretenimento para trazer os proprietários ao clube, que é a "menina dos olhos" de todos os Alphaville´s.

- Como é desenvolvida a cultura organizacional dentro da empresa?

O Alphaville tem um padrão a ser seguido, mas, se tratando de cultura organizacional, isso pode mudar de empreendimento para empreendimento, conforme citei, devido à gerência de cada Associação criada. Uma coisa bem simples, que posso citar, foi adotarmos o uso de uniformes. Logo que cheguei à empresa, há 1 ano (tempo que a Associação foi criada), ninguém usava uniformes. Acabei estimulando os outros funcionários a adotarem. Fortaleza é uma cidade quente, obrigando a todos nós termos conforto suficiente em nossas salas, todas climatizadas, com toaletes e vestiários bem equipados, enfim, temos todo um conforto que um padrão de funcionários Alphaville pede. E a diretoria é sempre preocupada com uma tecnologia e de fornecer ferramentas suficientes para a execução de nossas funções. Cada funcionário é responsável pelo seu departamento e somos geridos por um gerente geral, onde a postura é apenas em organograma e hierarquia, pois na convivência temos um tratamento com o outro como grandes amigos, uma família mesmo.

- Quais são as atividades exercidas por você na gestão de relacionamento com o cliente (CRM)? Quais são suas maiores dificuldades nesta área?

Posso dizer que nosso público é bem delicado, nós nunca sabemos a reação de cada um. Temos que agradar em torno de 390 proprietários, o que é bem difícil. Nunca todo mundo está satisfeito e tentamos organizar isso de uma forma bem política e fazendo com que eles participem da gestão e da administração, dando opiniões, sugestões, críticas e frequentando principalmente o clube. Para coletar esse tipo de informação e ter a participação do cliente usamos principalmente o "tête-à-tête” porque isso funciona. O proprietário aqui gosta de ser reconhecido pelo nome, que saibamos que são eles. Para solicitações disponibilizamos email´s e uma caixa de sugestões, pois tudo que é coletado e formalizado é levado à diretoria para serem tomadas as providências necessárias.
Temos também uma revista trimestral, onde estamos na 2ª edição e que, a tendência é que o proprietário participe também da elaboração de pautas e de colunas. Nosso site será entregue no início de maio, sendo mais um canal de comunicação com os clientes.
Em datas comemorativas, é enviado sempre cartões virtuais com felicitações não só em datas festivas, mas também em datas que geralmente ninguém lembra, como por exemplo Dia do Contador, Dia do Advogado, Dia do Médico, Dia do Fisioterapeuta e etc.

- Quais são os maiores desafios da área de comunicação nas empresas ao lidar com os seus públicos estratégicos?

É justamente a inovação. A gente nunca está 100% pronto para atender determinados públicos. Sempre tem que ter estudo, reciclagem, aprendizado. Além de sermos exigentes conosco mesmo, não podemos esquecer que antes de profissionais, também somos consumidores dos mesmos serviços. Nós temos que ter um olhar sempre de consumidor também que enjoa muito fácil de tudo. Por isso a inovação e reciclagem é extremamente importante na área de comunicação. Todo dia surgem novas coisas. É diferente de um advogado, de um contador, que o serviço costuma ser sempre o mesmo, o que pode mudar são as ferramentas de trabalho, software´s atualizados, etc, mas não estratégias de conquista e de venda de imagem, porque não podemos esquecer que nós da área de comunicação, representamos a imagem de um produto, serviço e pessoa.

E outra coisa, claro, como em qualquer profissão, a pessoa tem que ter o "dom" para a coisa. Entrar em uma faculdade de comunicação social, independente da área, não basta só não saber o que fazer e optar por comunicação.Tem muito jovem que faz isso, ou, principalmente vai por embalo dos amigos, vai por ilusões que nunca são verdades, enfim...por inúmeros motivos que nem sempre são o de ser um profissional realizado na área. Eu digo por mim, que comecei a faculdade de Publicidade, por interferência de terceiros e por já trabalhar na área. Quando eu estava no 2º ano, vi que o que eu queria mesmo era Relações Públicas. Mas vi que fazendo as duas eu seria muito mais completa e assim levei os dois cursos até o final. Sempre trabalhei na área de entretenimento e show business como RP e com isso acabei descobrindo uma nova paixão que é a área de Alimentos & Bebidas, o que fez com que eu juntasse duas paixões: a RP e a gastronomia. Acabei fazendo pós-graduações e especializações na área de eventos e hotelaria. Já que eventos é uma ferramenta de marketing, eu poderia usar meus dois conhecimentos de uma vez só. Hoje posso planejar e coordenar todo um evento em todos os detalhes: a maneira de como um evento pode ser aplicado até a escolha de um cardápio, quantidades, ornamentação e um pós- evento.

Por: Suéllen Meschiari

Nenhum comentário:

Postar um comentário