terça-feira, 14 de abril de 2009

Comunicação: O principal instrumento de Relações Públicas

Antigamente os públicos das organizações eram considerados meros receptores, sem função nenhuma. Eram simplesmente pessoas manipuláveis, que escutavam uma notícia, aceitavam e apoiavam as organizações, sem questionar.
As empresas não se importavam com o feedback, com a voz ativa dos seus diversos públicos e acabavam muitas vezes realizando ações inadequadas que as levavam a uma crise. Por causa disso a história da comunicação organizacional foi se modificando. Os avanços tecnológicos, os acessos mais rápidos e práticos as informações e as mudanças nos cenários político e econômico, foram os principais fatores para a mudança do relacionamento entre as pessoas e as suas maneiras de se comunicarem.
Essas modificações influenciaram diretamente na complexidade do processo comunicativo, pois tudo em um relacionamento depende dos “esquemas cognitivos que cada pessoa possui e utiliza para compreender os acontecimentos que ocorrem e, em particular, compreender o que nos interessa” (Jean Chanlat, 1996).
Além do aspecto acima mencionado, há diversas barreiras, tais como: a Pessoal (depende da personalidade de cada um conforme o contexto em que está inserido.), a Administrativa (como as organizações atuam e processam suas informações.) , por Excesso de informações (sobrecarga de informações sobre os receptores.) e a Comunicação incompleta e parcial (informações fragmentas, distorcidas e duvidosas.) , que causam prejuízos no processo comunicativo.
Entre esses e outros fatores o profissional de Relações Públicas deve saber utilizar muito bem o seu principal instrumento, a comunicação, pois tudo o que a organização faz interfere no ambiente em que ela esta inserida. Todas as ações têm que ser planejadas e assessoradas, tudo de forma ética e verdadeira, informando e, principalmente, escutando as opiniões dos seus públicos internos e externos. Assim existe uma relação de confiança entre todos os lados envolvidos no processo e com isso as pessoas têm convicção e segurança de que podem opinar, sendo compreendidas e não julgadas conseguindo assim o equilíbrio e a adaptação mútua.
Somente assim as organizações conseguirão a eficiência que tanto procuram.

Por: Viviane Caroline Lago

Um comentário:

  1. A comunicação virou fundamental para as organizaçoes. Muito boa a demonstraçao da importancia que ela tem.

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