quinta-feira, 16 de abril de 2009

A importância da comunicação organizacional nas empresas

A globalização foi a principal responsável pelo fato da comunicação organizacional ganhar tanto terreno nos dias atuais. As empresas têm que acompanhar as transformações econômicas, sociais, culturais, políticas e tecnologias, pois elas operam grandes transformações nas sociedades.

A comunicação organizacional tem como objetivo integrar todas as áreas que compõem uma empresa, como por exemplo, a Relações Públicas, a Publicidade e Propaganda, o Marketing e etc. Elas têm que estar em harmonia e estabelecer um discurso único, pois tendo isso se permite a construção de uma comunicação eficaz e eficiente diante seus públicos.

A empresa utiliza-se da comunicação organizacional, pois é através dela que se obtém um bom relacionamento com os públicos internos e externos, criando com estes um vínculo de compromisso.
Tem que ser uma comunicação ética, transparente e clara, tendo em vista a responsabilidade social da empresa. Somente com uma comunicação verdadeira as organizações hão de conquistar a confiança e a credibilidade dos seus públicos obtendo um relacionamento a longo prazo e positivo entre eles.

A comunicação organizacional visa estimular os colaboradores da empresa a alcançar os valores e visões da organização, buscando o objetivo de fortalecer a imagem da organização perante a sociedade, a imprensa e ao governo.

A organização depende da comunicação, pois ela é uma das responsáveis pela sobrevivência e desenvolvimento da empresa. Tudo o que se é conquistado ou não pela organização é devido à comunicação ou falta desta.


Por: Vanessa Mirarchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário