segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dimensões da comunicação organizacional

Segundo texto de Margarida M. K. Kunsch (Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas), a Comunicação Organizacional pode ser considerada em três dimensões:


a) Dimensão humana
A comunicação humana tem como grande objetivo o entendimento entre as pessoas “Para existir entendimento, é necessário que se compreendam mutuamente indivíduos que se comunicam”.
Tânia Casado destaca quatro formas de comunicação interpessoal mais presentes: verbal, não-verbal, simbólica e paralinguística.
Ronald B. Adler e Neil Towme trabalham com duas visões da comunicação interpessoal, a definição qualitativa e quantitativa. Uma definição qualitativa da comunicação interpessoal inclui qualquer interação entre as duas pessoas, em geral frente a frente.
Definição qualitativa, a comunicação interpessoal ocorre quando as pessoas tratam a outra como indivíduo singular.

b) Dimensão instrumental
A comunicação é considerada como um canal ou via de envio de informações. O foco está nas mídias internas e externas.
- Sem pesquisa, sem análise é uma comunicação direta.

c) Dimensão estratégica
Planejar, administrar e pensar estrategicamente a comunicação. A gestão estratégica, ela deverá auxiliar a organização a fazer a leitura das ameaças e das oportunidades presentes na dinâmica do ambiente global.
(Todo o processo de Relações Públicas).

Fonte imagem:
http://vilamulher.terra.com.br/vilasucesso/materia/carreira/44-planeje-sua-carreira-de-forma-estrategica.html


Por: Larissa Felinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário