segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é comunicação Organizacional

Antes de abordarmos e discutirmos o tema comunicação organizacional, comunicação empresarial ou comunicação institucional, temos que compreender e entender o real significado do termo.
A história da comunicação organizacional basicamente se inicia com a Revolução Industrial no século XVIII, com ela vem o grande avanço tecnológico, revolucionando também o modo de produzir.
Um lado negativo da Revolução Industrial é que foi inevitável a substituição dos homens pelas maquinas, mas um dos lados positivos é que acelerou o rítimo da produção e reduziu os preços dos produtos.
Em seu início, assustou a população, e as organizações se viram na necessidade de buscar novas formas de comunicação para com seu público.
Quando as multinacionais chegaram ao Brasil, elas trouxeram consigo suas culturas e costumes e também ações de comunicação de seus países de origem.

O mundo evolui com o passar dos anos. O público evolui, e passa a exigir mais de seus direitos, seus produtos e das organizações.
As empresas atuam agora de forma estratégica, uma comunicação mais planejada para agradar, convencer e adquirir a compreensão de seu público.


Inicialmente, o objetivo da Comunicação Organizacional era atender somente a empresa, atender suas necessidades e focar as estratégias de comunicação no produto.
Atualmente a Comunicação Organizacional é mais complexa do que em seu inicio. Ela tem a possibilidade de trabalhar com diversos públicos, obtendo uma visão mais abrangente do mercado e dos negócios.
Suas estratégias são mais elaboradas e feitas não por um técnico executor de ordens, e sim por um profissional formado em Relações Públicas.
Hoje mais do que nunca , tornou –se um hábito nas organizações ter um departamento que cuide exclusivamente das comunicações institucionais.
Sua técnica é refinada e estratégica, abrange toda a organização e ajuda a ampliar o segmento do mercado. Atuar em uma organização que não tenha estratégias de comunicação empresarial hoje significa, atuar em uma organização sem visão de mundo, sem objetivo de desenvolvimento.


Por: Nicole Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário